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Três etapas para descrever seu produto de maneira eficaz 

 

 

Em sessões de coaching para empreendedores e profissionais que tenham sua meta relacionada a venda de produtos ou serviços, descrevê-los bem é um importante passo para o sucesso.

 

Rodrigo Solano

rsolano@thinkglobal.com.br

 

Quando sua meta está relacionada direta ou indiretamente a vendas ou conquistar clientes, saber descrever seu produto de forma clara e eficaz pode ser um diferencial. Conheça três importantes etapas que podem auxiliar você.  

 

1)      Apresente o que é seu produto – Antes de tudo, seu público alvo deve conhecer o que você está oferecendo. É importante dizer o que é, para o que serve, como pode ser usado. Mencione adjetivos como cores, material, dimensões, etc.. No caso de serviços os adjetivos podem variar mais. Um centro de estética, por exemplo, pode descrever os tipos de tratamento que tem e seus benefícios. Um advogado pode dizer suas especialidades e como pode lhe ajudar nestas especialidades.

 

2)      Quais as vantagens que oferece – Nesta etapa é importante ter em mente a concorrência e comparar seus produtos e serviços em relação a ela. Você não precisa mencionar o nome dos concorrentes, mas sim as vantagens que seu produto ou seu serviço tem em relação a eles. Por exemplo, se você tem uma floricultura, pode focar numa maior diversidade de flores a oferecer (se você realmente tem). Se você é um grande especialista na área em que atua, pode focar nisto quando descrever seu serviço. Neste tópico, responda à pergunta: O que faz seu produto ou serviço especial em relação ao que existe no mercado?

 

 

3)     Quais são os ganhos de seu cliente – Por último, o mais importante, pois constitui o valor do produto ou serviço percebido por seu cliente, constituindo para ele o “retorno do investimento”. Mostre ao seu cliente o que ele efetivamente ganha ao adquirir seu produto ou contratar seu serviço. Por exemplo, posso dizer que ao contratar o serviço de Coaching Think Global meu cliente potencializa seus resultados em relação a sua meta de 2 a 50 vezes o valor investido, de acordo com uma pesquisa da federação internacional de coaching, chega resultados de maneira mais rápida e eficaz, além de explorar soluções com base num pensamento global.

 

Você pode usar esta mesma lógica para descrever produtos e serviços em catálogos, materiais promocionais, apresentações, vídeos e até num plano de comunicação!