Informações sobre a Língua 

 

Falantes:

 

Aproximadamente 95 milhões de pessoas como língua materna mais umas 100 milhões de pessoas como segunda língua o que torna o alemão uma das principais línguas estudadas no mundo.  

 

Onde é Falado:

 

Na Alemanha, na Áustria e na Suíça, principalmente. Também é falado na Namíbia (África) e regiões do Brasil. A emenda constitucional brasileira inclui no artigo 182 da Constituição Estadual a língua alemã, como patrimônio cultural do Espírito Santo. Versões do alemão são faladas em diversas cidades brasileiras sendo consideradas por alguns estudiosos como versões brasileiras da língua.

 

Classificação:

 

É uma língua que pertence à grande família linguística indo-europeia e subfamília germânica junto com o inglês e o sueco, por exemplo. Está mais proximamente ligado ao holandês e ao inglês.   

 

O alemão padrão ensinado nas escolas, também conhecido como “Hoch Deutsch” (alto alemão)  é uma das línguas que manteve aspectos antigos, como o uso de casos gramaticais sendo uma língua sintética.

 

Por exemplo, Der Mann significa “O homem” enquanto Den Mann significa a mesma coisa só que no caso acusativo, ou seja, quando o termo está como objeto direto da frase.

 

Além do feminino e do masculino, a língua possui um terceiro gênero que é o feminino. Assim temos Der Mann, “O Homem”, Die Frau, “A mulher” e Das Auto, “O Carro”. Mas nem sempre dá para prever a que gênero pertence uma palavra. Das Mädchen, por exemplo, significa “A menina” ou “A garota” mas é considerada de gênero neutro.  

 

Os verbos em alemão possuem infinitivos e conjugam em vários tempos e modos, assim como em português, e os adjetivos mudam sua terminação dependendo de gênero, caso, e se estão na função definida ou indefinida. É uma língua um tanto trabalhosa para se aprender.

 

Importância:

 

O alemão está entre as línguas mais importantes para se estudar. É a segunda mais usada em publicações científicas estando também relacionada com inovações. Além disto, é a língua materna mais falada na União Europeia e está entre a mais aprendidas devido à importância econômica da Alemanha.  

 

O alemão é a língua de escritores famosos como Goethe, Kafka, Brecht e Mann. Foi a língua nativa de compositores como  Mozart, Bach, Schubert, Beethoven e Wagner. Grande parte da filosofia e da ciência se deve a personalidades alemãs como  Freud, Kant, Hegel, Nietzsche e Heidegger entre muitos outros.

 

Além de a Alemanha ser um grande parceiro comercial do Brasil, existem várias empresas alemãs por aqui. Entre elas estão: Volkswagen, BMW, Bosch, ThyssenKrupp e uma infinidade de outras mais.

 

O alemão  é a língua de músicos famosos como: Nena, Falco, Lena Meyer, Xavier Naidoo e Bill Kaulitz.   

 

Curiosidades:

 

Para quem já fala inglês o alemão pode ser um pouco mais fácil já que tem grande parte do vocabulário é similar: Bier, “cerveja”, Haus, “casa”, “gut”, bom, sehen “ver”.

 

Todos os substantivos são escritos com letra maiúscula e o alemão é famoso por construir palavras juntando outras. Por exemplo, “geladeira” se diz “Kühlschrank”, literalmente algo como armário gelado.

  

As variações faladas no Brasil muitas vezes misturam vocabulário da língua portuguesa com da alemã. Es regnet em alemão quer dizer “esta chovendo”, mas os brasileiros que falam alemão, algumas vezes usam Es schuft , sendo que schuft tem relação com a pronúncia da palavra “chover”.

 

Como o alemão constrói palavras a partir da união de outras, dizem que possui a palavra mais longa do mundo: Rindfleischetikettierungsüberwachungsaufgabenübertragungsgesetz . A tradução não é simples mas seria algo como “a lei relativa à delegação de funções para a vigilância da marcação de gado e a rotulagem de carne bovina”.  

 

Algumas palavras em alemão

 

  • Hallo: Olá
  • Deutschland  (pronunciado dóitchland) Alemanha.
  • Flughafen: Aeroporto.  
  • Tschüß: (pronuncia como tchyúss), tchau.

 

Para aprender o essencial em Alemão:

 

Preparamos flashcards (clique para instalar) com expressões para você memorizar incluindo a pronúncia.  Baixe o aplicativo Quizlet e busque os flashcards Think Global ou simplesmente clique na imagem "Expressões Essenciais". 

 

Bom estudo!