Flashcards.jpg
Slide13.JPG

Este método está à disposição em aplicativos gratuitos!

 

Rodrigo Solano

rsolano@thinkglobal.com.br  

 

O que são?

 

Flashcards são basicamente cartas onde se colocam informações de ambos os lados como um jogo da memória. Por exemplo, de um lado pode-se escrever uma palavra e do outro seu significado ou sua tradução em outro idioma. São usadas para memorização. Primeiro a pessoa memoriza ambos os lados. Depois pode verificar quais cartas já memorizou, descartando-as e mantendo no processo as que ainda não memorizou.

 

Este método parece ter sido primeiramente utilizado com crianças na Inglaterra e aprimorado em 1970 pelo alemão Sebastian Leitner. É atualmente usado em escolas de idiomas e está entre métodos recomendados por Alberto Dell’Isola em sua obra “Mentes Brilhantes – Como desenvolver todo o potencial do seu cérebro”. Segundo ele o método funciona porque: Respeita o fenômeno da reminiscência (o que se conserva na memória) e utiliza nosso tempo livre. Ou seja, naquele momento em que você está esperando pelo ônibus, avião ou por alguém, pode usar flashcards para memorizar coisas importantes. 

 

Aplicativos

 

Existem diversos aplicativos que simulam os flashcards físicos. Entre eles:

 

Quizlet: É outro aplicativo interessante para aprendizagem tanto para Android como para iPhone. É intuitivo e tem uma interface bastante amigável.  O aplicativo Quizlet também se conecta ao site, que tem, de modo geral, as mesmas opções que a versão do aplicativo da versão mobile. Tem versão em português .

 

Cram: Disponível tanto para iPhone quanto para Android, está entre os aplicativos mais amigáveis do tipo. Também tem a versão desktop em que você pode até copiar e colar uma lista de palavras do Excel. Ele também permite que você pesquise uma vasta  biblioteca de flashcards enviados por outros usuários.

 

StudyBlue: Este aplicativo apresenta mais opções de métodos e recursos para estudar. Por outro lado, costuma consumir mais dados que os demais, mas não é uma opção ruim.

 

Das três opções, o Quizlet parece ser ideal para o estudo de idiomas uma vez que faz a leitura dos flashcards com pronúncia, disponível em várias línguas.  Saiba como usar!