Francês.JPG
Think Global AC.jpg

Falantes:

 

Por volta de 340 milhões de pessoas das quais 115 milhões falam como primeira língua. É um dos idiomas mais utilizados nas relações internacionais, negócios e publicações científico-culturais.

 

Onde é Falado:

É primeira língua ou língua oficial na França, da região do Quebec no Canadá, parte da Bélgica e da Suíça entre outros. Além disto, é falado em diversos países principalmente da África. Nos países árabes da região do Magreb além do Líbano e da Síria é bastante usado como segunda língua. É uma importante língua em termos globais sendo uma das línguas oficiais da ONU. No Brasil, está entre as línguas mais estudadas e já foi obrigatória no ensino público.      

 

Classificação:

Assim como o português, o francês é uma língua latina. Muitas das características do português são encontradas na língua francesa como, gêneros masculino e feminino, tempos, e conjugações verbais. Uma das principais diferenças é que o francês falado não apresenta tantas flexões, o que torna a língua muito mais fácil de aprender. Por exemplo, a palavra livre, “livro” e seu plural “livres” são pronunciados da mesma maneira /livʁ/. Não pronunciar as últimas letras das palavras é um fenômeno bastante comum em francês.  

 

Importância:

O francês está, sem dúvida, entre as línguas de maior prestígio internacional. Além de ser falado por um grande número de pessoas, e ser língua oficial em diversas organizações internacionais. Assim como o inglês, o francês pode abrir muitas portas para o mercado de trabalho.

 

São inúmeras as empresas e marcas multinacionais de origem francófona como Michelin, Chanel, Danone, L’Oreal, Renault, Citroën, Le Roy Merlin e muitas outras.

 

O francês também tem destaque como língua internacional da gastronomia, moda, teatro, artes visuais, dança e arquitetura. Saber francês oferece acesso a grandes obras de literatura, filmes e músicas. O francês é a língua de Victor Hugo, de Molière, de Léopold Sendar Senghor, de Voltaire, de Lévi-Strauss, de Edith Piaf, de Jean-Paul Sartre, de René Descartes, de Jacques Lacan, de Allan Kardec, de Alain Delon, de Charles Aznavour, de Zinedine Zidane e...  já deu para perceber, de extensa lista de diversos notáveis!

 

Além de tudo, a língua é frequentemente qualificada como bela, rica e melodiosa. Muitos a chamam de  linguagem do amor e da sofisticação. Falar e pronunciar marcas, pratos ou nomes em francês pode passar um ar intelectual ao falante. Muitos dos desenvolvimentos na língua francesa promovem o pensamento crítico, que é uma habilidade valiosa para argumentação e negociação.

Por fim, está entre as línguas mais fáceis do mundo para quem fala português.

 

 

Curiosidades:

O francês é uma língua bastante curiosa e interessante. Grande parte do vocabulário do inglês, quase 30%, vem do francês, por exemplo:

 

  • To arrive: arriver
  • To change: changer
  • To regard: regarder
  • Search: chercher

 

Portanto, para quem fala inglês e português, aprender francês tem grandes chances de ser algo bastante fácil e rápido.

O francês tem muitas expressões provenientes do latim vulgar. Por exemplo a palavra toujours, "sempre" que, na verdade, é a união de radicais originais: tout, “todo” e jour, “dia”, ou seja, “sempre” em francês tem originalmente a ver com “todo dia”.

 

A língua também tem um vasto número de palavras homófonas, ou seja, que se pronunciam da mesma maneira. Maire, “mãe” e mer, “mar” são pronunciadas exatamente igual: “mér” /mɛʁ/. Muitos escritores e poetas usam desta característica da língua para dar duplos sentidos aos termos. O psicanalista Jacques Lacan usou o famoso termo Nom-Du-Père, “Nome do pai” que, no francês falado, também soa como o “Não do pai”, fazendo alusão à estrutura edipiana abordada por Sigmund Freud.  

 

Algumas expressões francesas que usamos no Brasil:

 

  • à la carte;
  • abajur, de abat-jour, algo como “abater o dia” para diminuir a claridade;
  • boné, de bonnet;
  • bufê, de buffet;
  • déjà vu, “já visto”; e
  • sutiã, de soutien (algo que sustenta).

 

 

Para aprender o essencial em Francês:

 

Preparamos flashcards (clique para instalar) com estas e outras expressões para você memorizar incluindo a pronúncia.  Baixe o aplicativo Quizlet e busque os flashcards Think Global ou simplesmente clique na imagem abaixo. 

 

Bom estudo!