Falantes:

 

Aproximadamente 700 milhões de pessoas das quais 400 milhões são falantes nativos. É a língua mais utilizada nas relações internacionais, negócios e publicação de artigos científicos.

 

Onde é Falado:

 

Como primeira língua ou língua oficial, no Reino Unido, nos E.U.A., na Austrália e no Canadá, juntamente com o francês na região do Quebec.

 

Também é falado em diversos países da África e Ásia como primeira ou segunda língua. Em termos globais, é sem dúvida, a língua auxiliar mais utilizada em praticamente todas as áreas que envolvem comunicação. No Brasil é a principal língua estudada depois do português.       

 

Classificação:

 

O inglês pertence à grande família linguística indo-europeia assim como o português. A diferença é que o português está na sub-família latina e o inglês na germânica junto com o alemão, o holandês e o sueco, por exemplo. Isto ocorre devido à sua raiz e à sua estrutura, já que grande parte das palavras inglesas hoje sejam provenientes de línguas latinas.

 

O inglês, na sua versão antiga era uma língua sintética, mas hoje se aproxima mais de uma língua analítica, ou seja, com poucas conjugações ou declinações. 

 

Os tempos verbais normalmente são feitos através de verbos auxiliares como will para o futuro, have para o passado. Os verbo to do, nas formas don’t e doesn’t, é usado para fazer a forma negativa no presente. Diversas outras construções são feitas através de verbos auxiliares, o que torna a língua relativamente fácil neste aspecto.

 

Outro ponto que torna a língua simples é que os substantivos e adjetivos normalmente não variam conforme gênero. Assim, good significa bom, boa, bons ou boas.

 

Por outro, lado a pronúncia da língua inglesa pode ser um tanto quanto complicada para falantes do português principalmente devido à existência de sons diferentes e divergências entre escrita e pronúncia.     

 

Importância:

 

Saber inglês abre um leque bem mais vasto de literaturas, permitindo um conhecimento mais profundo sobre os assuntos além das fronteiras da lusofonia.

 

A língua é a mais conhecida e falada no mundo. Estima-se que uma a cada cinco pessoas no mundo fale inglês. É considerada a língua da ciência, da aviação, da computação, da diplomacia e do turismo. Conhecer o inglês aumenta suas chances no mercado de trabalho.

 

Além disto, é língua oficial em 53 países e da maioria das organizações internacionais. Também é a língua da maior parte dos filmes e seriados produzidos e divulgados internacionalmente além de músicas, livros e outras produções culturais.

 

Como o inglês é bastante usual, está entre as línguas que podem trazer maior satisfação para o estudante, já que com o progresso no aprendizado, um novo mundo de conhecimento se apresenta à disposição.

 

Curiosidades:

 

O inglês nem sempre foi assim como é. A sua versão antiga já foi escrita em alfabeto rúnico. Além do mais, a gramática da língua era bem mais complexa com conjugações e declinações. A língua também usava vocabulários bem mais germânicos que sua versão atual mais latinizada.

 

Um dos erros comuns ao se aprender inglês é tentar pronunciar as palavras partir da escrita com a lógica de uma língua mais fonética como o português. Em alguns casos a compreensão fica difícil para alguém que tem inglês como sua primeira língua. O ideal é ouvir como um nativo pronuncia e ser bem fiel a como fala. A escrita pode não ter uma relação fonética lógica com a pronúncia.

 

O inglês absorveu vocabulários de diversas línguas e quase não altera a versão original das palavras. É possível encontrar, inclusive, palavras do português no inglês como: Açaí (é grafado como em português mas pode ser escrito “açaí”, não alterando sua pronúncia), cobra, jaguar, manioc (mandioca) marmelade (marmelada) e a palavra saudade também consta do dicionário Oxford como a melancolia característica dos povos brasileiro e português. 

 

Algumas expressões em Inglês:

 

Fala sério! – Get serious!

Cai na real! – Get real!

Ué! – How come?

Você é demais – You’re something else.

Aprendi com você. – I’ve learned from you.

Pronto! – There we go!

 

 

Para aprender o essencial em Inglês:

 

Preparamos flashcards (clique para instalar) com estas e outras expressões para você memorizar incluindo a pronúncia.  Baixe o aplicativo Quizlet e busque os flashcards Think Global ou simplesmente clique na imagem abaixo. 

 

Bom estudo!