Língua Russa.jpg
Think Global AC.jpg

Falantes:

 

Aproximadamente 260 milhões de pessoas das quais 150 milhões são falantes nativos no vasto território que compreende a Rússia e países integrantes da antiga União Soviética.

 

Onde é Falado:

 

Na Rússia e mais 13 países como primeira ou segunda língua além de mais regiões para onde falantes de russo migraram, o que inclui o Brasil.

 

Classificação:

 

É uma língua que pertence à grande família linguística indo-europeia assim como o português e o inglês. A diferença é que o português está na sub-família latina, o inglês na germânica enquanto o russo está na eslava junto com o polonês, o tcheco além de outras línguas faladas, principalmente no leste europeu.

O russo é uma língua bastante sintética o que significa que os verbos conjugam conforme tempo, pessoa e aspectos entre outros. Os substantivos, adjetivos e pronomes mudam suas terminações conforme caso gramatical como acusativo, dativo, etc.

 

Por exemplo a frase: Это моя сестра /Eta mayá sistrá/, “Esta é  minha irmã” o termo моя сестра /mayá sistrá/, “minha irmã” está no caso nominativo. Se falarmos: “Eu amo minha irmã”, o termo “minha irmã” terá terminações modificadas para o caso acusativo: Я люблю мою сестру /yá liublyú mayú sistrú/ pois se trata de objeto direto. Além do nominativo existem mais 4 outros casos e diferentes padrões de declinação de variam conforme gênero e terminação da palavra.

 

A língua também tem 3 gêneros: masculino, feminino e neutro, diferente do português que só tem os dois primeiros.

 

Importância:

 

O russo não é apenas a língua do país da copa de 2018. É uma das 6 línguas oficiais da Organização das Nações Unidas, é a oitava língua mais falada do mundo em número de nativos.

 

A Rússia tem forte tradição nas artes como balé, música, teatro, cinema e literatura. Obras de Leo Tolstoy, Fyodor Dostoevsky e Nikolai Gogol são conhecidas mundialmente.

 

A Rússia e demais países onde o russo é falado formam juntos uma importante região em termos econômicos e políticos. Falar russo abre portas para desenvolver relações e negócios com esta região.

 

Curiosidades:

 

Embora por um lado a gramática russa possa parecer difícil, o alfabeto pode ser facilmente memorizado em questão de poucos dias com poucos minutos diários de prática (veja alfabeto russo).

 

A pronúncia das palavras também é relativamente fácil para quem fala o português. O russo e o português são, muitas vezes, confundidos por quem não fala a língua devido à sua sonoridade. Algumas palavras e termos até são bastante semelhantes. Exemplos:

 

Я вижу /Ya víju/, “Eu vejo”.

Школа – /Shkola/, escola. Semelhante a como o carioca pronuncia em português.

Секретаря /Sekretárya/, secretária, pronúncia quase idêntica.

Марка  /Marka/, marca também idêntico ao português.

 

Algumas frases em Russo:

 

Sim     Да      /Da/

Não    Нет    /Nyet/

Por favor      Пожалуйста /Pajálusta/

Obrigado!    Спасибо /Spassíbo/

Bom dia!      Доброе утро /Dóbraye utra/

Boa tarde!    Добрый день /Dóbriy dyen'/

Boa noite! (chegada)      Добрый вечер /Dobriy vítcher/

Como vai?    Как дела? /Kak dilá/

Bem, obrigado.   Хорошо, спасибо. /Rrarashô, spassíba/

Adeus / Tchau.   До свидания. /Da svidániya/

 

Para aprender o essencial em Russo

 

Preparamos flashcards (clique para instalar) com estas e outras expressões para você memorizar incluindo a pronúncia.  Baixe o aplicativo Quizlet e busque os flashcards Think Global ou simplesmente clique na imagem abaixo. 

 

Bom estudo!