Informações sobre a Língua 

 

Falantes:

 

Aproximadamente 9 milhões de pessoas.

 

Onde é Falado:

 

Na Suécia e em parte da Finlândia. Geralmente também é compreendido na Noruega e na Dinamarca.

 

Classificação:

 

É uma língua que pertence à grande família linguística indo-europeia e subfamília germânica junto com o inglês e o alemão, por exemplo. Está mais proximamente ligado às línguas nórdicas: bem próximo do Dinamarquês e Norueguês (provavelmente mais próximos que o português e o espanhol) e, mais distantemente do islandês.   

 

O sueco é uma das línguas que descende da língua nórdica antiga, falada pelos vikings. É uma língua que já perdeu muitas das suas qualidades sintéticas, sendo bastante simplificada e, até certo ponto, fácil. Diferente de muitas línguas que têm os gêneros masculino e feminino, o sueco tem o comum e o neutro. Outra peculiaridade de sua gramática é que os artigos definidos são acoplados depois da palavra. Por exemplo, a palavra “casa” em sueco é hus, semelhante ao cognato inglês house. Para dizer “a casa”, usa-se o sufixo et: huset.    

 

 

Importância:

 

Falar sueco abre portas para se comunicar com os demais países escandinavos um vez que as línguas são muito próximas e compreensíveis entre si.

 

Além disto, existem várias empresas suecas instaladas no Brasil como Ikea, Skania e Volvo entre dezenas de outras mencionadas no site da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira. Dependendo do cargo, falar sueco pode ser um diferencial e tanto.  

 

O sueco também é a língua falada em produções artísticas contemporâneas como: Arne Dahl, The Bridge, e a versão original de Wallander. Também é vasta a lista cantores e bandas suecas como ABBA, Ace of Base e The Girl With The Dragon Tattoo embora, na maioria das vezes cantem em inglês. Para quem gosta de música nórdica medieval com um toque contemporâneo o grupo Garmarna produziu diversos álbuns em sueco.  

 

Curiosidades:

 

Quem fala inglês e/ou alemão pode achar o sueco é uma língua relativamente fácil de aprender: possui vocabulário semelhante e a gramática significativamente simples.

 

Além disto, é uma língua escandinava. O sueco ainda mantém semelhanças claras com a antiga língua dos vikings. É possível compreender algumas palavras ou até expressões do seriado “Vikings” quando falam em nórdico antigo.  

 

Outro aspecto da língua é o uso de entonação em palavras e frases que dão um tom melódico diferente à língua.

 

Algumas palavras em sueco:

 

  • Torsdag: “Terça-feira”, literalmente, “dia de Tor”. Da mesma raiz vem a versão inglesa Thursday, bem como outros dias que ainda hoje fazem referência aos deuses nórdicos.
  • Skål:(pronunciado skol) é o que se diz quando se brinda com uma pronúncia bastante semelhante ao nome de uma famosa marca de cervejas no Brasil.
  • Alf: Elfo e daí (nórdico) vem a palavra em português.

 

Para aprender o essencial em Sueco:

 

Preparamos flashcards (clique para instalar) com expressões para você memorizar incluindo a pronúncia.  Baixe o aplicativo Quizlet e busque os flashcards Think Global ou simplesmente clique na imagem "Expressões Essenciais". 

 

Bom estudo!