Slide13.JPG
Think Global Link.jpg

O objetivo de todo processo de coach é acelerar o alcance de objetivos e estes exigem planejamento. Existe uma forma simples de fazer um planejamento e transformar desejos em realidade.

 

 

Rodrigo Solano

rsolano@thinkglobal.com.br

 

 

Há uma fórmula iniciada na retórica por Hermágoras de Temnos no século I AC chamada em grego de μόρια περιστάσεως (pronuncia-se “mória peristásseos”). Significa elementos de circunstância que são 7, cunhados em latim: Quid (O quê), Quis (Quem), Quando (Quando), Ubi (Onde), Cur (Por quê), Quem ad modum (de que modo, como) e Quibus adminiculis (com que recursos ou quanto).  A ideia é que respondendo a estas 7 perguntas você tenha um planejamento estruturado para colocar seu desejo ou ideia em prática. 

 

Esta ferramenta é atualmente conhecida como 5W2H devido à tradução para o inglês e uso das iniciais (5W = what, who, when, where e why; 2H = how e how much). Em português eu chamaria de 4Q-POC.

 

Não importa a nomenclatura, o importante é que na hora de avaliar um desejo para transformá-lo em realidade, devemos responder às seguintes perguntas:

 

-4Q-

 

·        Quem é o responsável pela ideia? Pode haver vários com divisão de tarefas para execução. O importante é nomeá-los.

·        O quê é a ideia? Descreva detalhadamente de que se trata a ideia.

·        Quando será realizada? E não somente isto quando ação dever ser feita para que a ideia final seja realizada. Por exemplo, uma festa pode acontecer no dia 01/01 mas itens devem ser comprados em datas anteriores bem como convites devem ser disparados. Faça um calendário retroativo mencionando quando cada uma das ações deve ser executada antes da ideia ser realizada.

·        Quanto será necessário para a ideia se realizar? É importante quantificar os recursos necessários. Ainda no exemplo da festa, devemos pensar quantos serão os convidados, quanto de bebida será necessário, quanto irá custar a festa etc.

 

-POC-

 

·        Por quê você e as partes envolvidas devem realizar a ideia? Pense numa justificativa real que motive a todos e principalmente quem irá colocar recursos!

·        Onde a ideia irá acontecer?

·        Como irá tornar a ideia em realidade? Aqui você descreve os procedimentos, define quem faz o que, qual valor é colocado em que momento e recurso e etc., e principalmente como a ideia será e qual seu atrativo diferencial? Se for uma festa, o que fará esta festa bombar?

 

Para facilitar comece com as respostas que você já tem e vá adaptando as outras perguntas à sua realidade. Por exemplo, se você tem o local da festa você conseguirá responder melhor quantas pessoas comporta etc. Se você tem um valor para investir, você consegue imaginar a quantidade de recursos que pode obter, em que lugar pode realizar e assim por diante.

 

 Sucesso com seus projetos!